Quimbanda é Tradição!



Quimbanda é tradição. Tradição é, em todo o tempo e espaço, transmissão. Para possuir é preciso receber de alguém, em vida, encarnado na matéria, que tenha. Quimbanda é tradição formada e formulada por homens em sincronia com espíritos. É o vivo, a alma encarnada, quem transmite o àṣẹ da Quimbanda. Não existe isso de Exu ou Pombagira conferir autoridade ou autorização de Mão de Faca, fundamentação de culto etc. Isso se recebe das mãos de um táta-nganga. Fuja de locais com essa estorinha e conversa fiada de Quimbanda recebida/transmitida por espíritos. Para ser Quimbanda você deve receber de um táta que irá lhe transmitir o àṣẹ, organizar e montar seus assentamentos.


Dentro de uma tradição viva não existe a ideia de auto-iniciação. Ao ser iniciado na Quimbanda o adepto recebe seu assentamento organizado e configurado das mãos de um táta-nganga. Pegar informações sobre o que vai dentro de um assentamento e confeccioná-lo sem as mãos e o àṣẹ de um táta, não configura, em tempo algum, iniciação na Quimbanda. Para ser da Quimbanda você precisa receber a Quimbanda.


Tradição espiritual é todo sistema de crenças e práticas mágicas/místicas codificadas e que possibilitam acesso a criaturas espirituais diversas com segurança; no caso da Quimbanda, os Exus e Pombagiras. Todo sistema de práticas religiosas codificadas sofre inúmeras mudanças no curso do seu desenvolvimento e maturação. Isso ocorre porque são os homens - em alianças com espíritos - que codificam e dão estrutura ao sistema, não os espíritos. Isso significa que são os homens, os codificadores do sistema, que o transmitem a outros que, depois deles, também serão transmissores. Uma coisa é ter um culto pessoal e fazer um trabalho sacerdotal ajudando pessoas, o que é genuíno, digno e deve ser incentivado, porque a espiritualidade é livre. Outra coisa é participar de uma tradição, quer dizer, i. ser aceito por um mestre do culto; ii. ter instrução pessoal e treinamento magístico por meio de um mestre do culto; iii. crescer hierarquicamente no culto através de conduta honrosa e leal; iv. por fim tornar-se um mestre e transmissor do culto.


Não existe isso do primeiro Exu ter transmitido Mão de Faca a alguém. Quem inventou essa estorinha está ENGANANDO ou está sendo ENGANADO. Como sistema codificado de práticas, como tradição, a Quimbanda só é TRANSMITIDA pelos táta-nganga do culto.


Podemos voltar a falar do Diabo minha gente? Porque Quimbanda só faz sentido com a presença do Diabo!


Táta Nganga Kimbanda Kamuxinzela

Cova de Cipriano Feiticeiro

Templo de Quimbanda Maioral Exu Pantera Negra e Pombagira Dama da Noite

61 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Tudo Volta