Quimbanda é Família!



Eu fiz uma postagem em meu Twitter onde disse que Quimbanda é família! Sem família não tem Quimbanda. Quem diz o contrário está enganando ou está sendo enganado. Eu gostaria de ampliar essa ideia sob um olhar filosófico e teológico acerca de outra máxima propalada em nome da Quimbanda: exu não está submedido a òrìṣà, porque os discursos sobre Quimbanda que existem na internet são, todos eles, superficiais em demasia, por ignorância (desconhecimento ou inexperiência) ou mau-caratismo (distorção proposital dos fundamentos do culto). E é para ser assim mesmo, porque Quimbanda é família; é somente dentro de um contexto de instrução pessoal de lábios a ouvidos que existe evolução no culto, iniciática e hierárquica. Como tradição estabelecida entre homens, a instrução é por meio dos homens, os tátas de Quimbanda, influenciados ou chancelados por espíritos, os Exus e Pombagiras. Exu Tranca-Ruas de Embaré disse: A Quimbanda depende de dois fatores: o homem para transmitir e os espíritos para garantir a transmissão. Na falta de qualquer um dos dois não tem Quimbanda.


Existe uma crença deturpada de que em algumas casas os Exus e Pombagiras estão submetidos a òrìṣà. Veja: òrìṣà não manda em ninguém! Dentro da ideia de òrìṣà como divindade, não se trata de um ser sentado em um trono regendo qualquer coisa. Os òrìṣà são princípios ou forças ordenadoras da natureza. Dentro dos Reinos de Quimbanda existem estas forças ordenadoras. Eu te pergunto: como desassociar o Reino da Makaia (matas) a força ordenadora de ọsányìn, divindade ou força ordenadora conectada as folhas e seu uso mágico-espiritual? O Exu ou Pombagira do Reino das Matas trata-se de um morto deificado ou divinizado. No entanto ele permanece morto, com um padrão de energia diferente dos òrìṣà. Tecnicamente o que o Exu ou Pombagira faz é operar por meio do àṣẹ dos òrìṣà, por meio das forças ordenadoras que estão presentes dentro dos Reinos da Quimbanda, os pontos de força de atuação dos Exus e Pombagiras e portais efetivos para os reinos. Então Exu ou Pombagira não está submetido a òrìṣà, mas opera por meio deles, de seus padrões energéticos ordenadores, na vida de seus adeptos, os kimbandas brasileiros.


Seguindo ainda este exemplo dos Exus e Pombagiras das matas: no Reino da Makaia eles estão inseridos dentro da mesma ecologia espiritual, vamos chamar assim, de ọsányìn, a força ordenadora das folhas. Se os òrìṣà são forças ordenadoras presentes no cosmos e no ambiente da natureza, eles são mais antigos do que as almas encarnadas e, portanto, os ancestrais. Assim, Exu e Pombagira vão agir por meio da vibração dessas forças ordenadoras, não significando que estão submissos a elas. Se não existissem essas forças ordenadoras, então não existiria o trabalho e atuação dos Exus e Pombagiras, porque como espíritos, entidades, o que eles fazem é manipular energia, não uma energia criada por eles, mas já presente e dando estrutura ao cosmos que eles participam. Táta Malembu diz:


Qual Exu ou Pombagira vai ser contra as determinações de uma divindade se as divindades também atuam no bem estar físico e espiritual do homem? Seria um contra senso já que eles também em vida tiveram divindades regentes do seu próprio destino. Não é submissão, trata-se de operar junto já que as folhas, raízes, cascas, frutos etc. pertencem aos òrìṣà e foram eles que criaram tudo isso. Se o Exu também muda o destino do homem ele atua também na relação Èṣú, Orí e Ifá. A única coisa que nos não fazemos na Quimbanda é o culto direto a òrìṣà.


Pombagira Dilain é uma entidade diretamente ligada à força espiritual de Iansã. Exu Omolu é uma entidade ligada diretamente à Obaluaye. Exu Lalú é uma entidade diretamente ligada à Èṣú. Exu Leba é ligado ao Voodun Léba etc. Exu Sete Catacumbas é ligado ao nkisi Nsumbu.


Dentro da família há aprofundamento, mudança, superação e disciplina em busca da maestria.


Táta Nganga Kimbanda Kamuxinzela

Cova de Cipriano Feiticeiro

Templo de Quimbanda Maioral Exu Pantera Negra e Pombagira Dama da Noite

127 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo