Assentamento de Quimbanda em Apartamento



Uma indagação recorrente na caixa de perguntas que abro às vezes no Instagram é: pode se ter assentamento em apartamento? A tecnologia do assentamento na Quimbanda Nàgô tem duas influências fetichistas dos povos banto e yorùbá. Na cultura yorùbá tradicional o assentamento está conectado a ideia de iniciação. Isso significa que ele não é só o ponto de conexão com um espírito, mas com toda uma tradição ou corrente espiritual. Por outro lado, o assentamento para os bantos é a morada de um espírito, adequadamente construída para que ele pudesse habitá-la. Em processos iniciáticos dentro do culto de Quimbanda essas duas ideias compartilham um espaço comum.


Diferente da tronqueira, a tecnologia do assentamento dispensa a necessidade de um entroncamento, que é o fundamento dela. Por si só o assentamento é uma zona de poder que concentra microcosmicamente o poder do reino macrocósmico de atuação das divindades da Quimbanda. Tecnicamente é construída uma estrutura pequena que comporta todo o poder da zona de atuação do Exu ou Pombagira, que o kimbanda leva para seu espaço sagrado pessoal.


A Quimbanda é um culto de terra! Sua força de vibração é telúrica e ctoniana, pelo menos como nós a percebemos. Como antigos feiticeiros, xamãs e magos de muitas culturas, o kimbanda venera o Deus da Terra, as criaturas da noite e das profundezas, ancestrais e forças demoníacas. O melhor templo de Quimbanda seria, idealmente, debaixo da terra. Por conta desse telurismo na Quimbanda, o chão (terra) tem sido o local mais adequado para alocar um assentamento. No entanto, muitos não têm essa realidade, a possibilidade de morar em uma casa. Muitos kimbandas moram em selvas de pedra ainda. O que fazer?


Simples: levar o assentamento para o apartamento, sem neura ou nóia. Cada um luta com as armas que tem nessa batalha da vida. Embora o local não seja o ideal, o assentamento é uma zona de poder que funciona independente de onde esteja, porque ele foi construído para ser a morada de um espírito e o ponto de conexão com a tradição da Quimbanda Nàgô.


Táta Nganga Kimbanda Kamuxinzela

Cova de Cipriano Feiticeiro

Templo de Quimbanda Maioral Exu Pantera Negra e Pombagira Dama da Noite

338 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo